Em 1983, dois jovens advogados recém-formados iniciaram sua trajetória profissional na sala da frente de uma casa da família em São Borja. Com 28 e 26 anos, dois filhos pequenos e a determinação de construir algo maior que eles mesmos, Paulo e Ana Carmem deram os primeiros passos do que se tornaria uma das trajetórias mais respeitadas da advocacia regional.
Mais de quatro décadas depois, o escritório que começou com uma máquina de escrever e duas cadeiras hoje reúne duas gerações de advogados, atende clientes em todo o Brasil e mantém intactos os valores que guiaram seus fundadores desde o primeiro dia: competência técnica, ética inabalável e compromisso genuíno com cada história que nos é confiada.
Esta é a nossa jornada. Esta é a base da confiança que depositam em nós.
...
...
O começo de tudo
Paulo e Ana Carmem, recém-formados aos 28 e 26 anos, abrem o escritório na sala da frente de uma casa da família em São Borja. Com dois filhos pequenos, uma máquina de escrever Olivetti e a determinação de materializar um sonho, dão início a uma trajetória que marcaria a advocacia local e regional. Nasce a PAULO MOREIRA ADVOGADOS
"Eu vou ser advogado, porque eu sempre quis ser advogado." - Paulo Moreira
Fachada do primeiro escritório
...
...
.
Paulo com Ramão e Paula em Porto Alegre. Mateus tinha meses de vida. Os livros de Direito ocupavam a estante da sala.
...
...
Expertise reconhecida
O retorno a São Borja marca um novo patamar. Com especialização diferenciada em uma região carente de expertise técnica aprofundada, o escritório rapidamente se consolida como referência. A tese pioneira em direito bancário desenvolvida neste período se torna modelo regional, gerando centenas de casos bem-sucedidos.
"Chegamos com um embasamento que alavancou o escritório." — Ana Carmem
Quando escolher o caminho difícil fez toda a diferença
Em busca de uma melhor formação técnica possível e outras alternativas, venderam seus bens, mudaram-se com três filhos pequenos para Porto Alegre, onde conciliaram familia, trabalho e o curso da Ajuris, escola de formação de magistrados.
Enquanto outros advogados cursvam pós-graduações comuns, eles estudavam com desembargadores, dissecavam jurisprudência e se aprofundavam em nível de excelência e entendimento da formação de consciência dos futuros julgadores. A aposta: retornar a São Borja com formação estratégica diferenciada.
"Eu nunca quis ser juiz, eu nunca quis ser magistrado, mas fiz o curso."
— Paulo Moreira
"Reabrimos o escritório com um bastante embasamento, pois na Ajuris os professores eram desembargadores, o que deu um fechamento prático às doutrinas da faculdade." — Ana Carmem Rillo Moreira
...
...
Criando jurisprudência
O escritório desenvolve teses jurídicas que se tornam jurisprudência. O caso emblemático: a luta pelo direito de trabalhadores agrícolas se aposentarem com 25 anos de contribuição, reconhecendo a exposição a agentes nocivos. Após recursos até instâncias superiores, a vitória cria precedente nacional.
Abertura de filial na cidade vizinha de Itaqui com empresas como Camil Alimentos e Josapar na carteira de Clientes, consolida a presença regional. A atuação se expande para múltiplas cidades no Rio Grande do Sul e diversos estados brasileiros.
Paulo torna-se referência local em Direito dos Contratos e Direito do Trabalho, enquanto Ana Carmem consolida-se como referência em Direito Previdenciário especializando-se nessa área.
...
...
Renovação com continuidade
Ramão e Paula, filhos dos fundadores que literalmente cresceram nos corredores do escritório, retornam como advogados formados. Trazem visão moderna de gestão, experiência em grandes escritórios, Órgãos Jurídicos Estatais e energia renovada, sempre mantendo os valores fundamentais que definiram a trajetória dos pais.
"Aliás, eles me contam que a primeira vez que eu caminhei foi nos corredores da universidade de direito." — Ramão Rillo Moreira
"com 7 anos eu pegava uma mesinha de centro... botava na calçada... pegava uma máquina de escrever que tinha lá em casa... e fazia um escritóriozinho na calçada. Ali era o meu escritório de advocacia." — Ramão Rillo Moreira
"O direito sempre fez parte da minha vida. O escritório era junto com a nossa casa, então nós vivíamos aquilo ali diariamente. Eu lembro das brincadeiras no escritório, de escutar os atendimentos atrás da porta, de ir ao fórum com o pai." — Paula Moreira
...
...
Nova identidade, mesma essência
Com a Inauguração da nova sede localizada na Rua Barão do Rio Branco e a entrada de Ramão e Paula no escritório, a "Paulo Moreira Advogados" transforma-se em "Rillo e Moreira Advogados". A mudança de nome simboliza a transição geracional bem-sucedida e a consolidação de um legado familiar.
Com as ideis implementadas pela nova geração, a advocacia tradicional dá lugar à uma Estruturação Empresarial, com departamentos administrativo e financeiro dedicado, técnicos administrativos e sócios de serviço, que permite aos advogados se concentrem exclusivamente na excelência técnica.
"E em 2008 voltei pra São Borja. A minha mãe já tava organizando uma estrutura aqui na Barão do Rio Branco, com mais salas, com mais estrutura. Foi em 2008 que eu me senti preparado a começar a advogar, e foi desde aí que eu me identifiquei mesmo como advogado. Na época do meu retorno em 2008, os pais já trabalhavam aqui há quase 30 anos." — Ramão Rillo Moreira
"Embora seja advogada, não sou muito dada ao dia-a-dia do jurídico. Por ser uma pessoa muito organizada, muito metódica, acabei assumindo a parte de administração, de estrutura do escritório. A minha intenção é sempre buscar mais organização possível. "Para dar mais tranquilidade aos advogados no trabalho deles, no estudo, nos prazos, no atendimento aos clientes... Agilizar o máximo possível as rotinas internas, nos atualizarmos cada vez mais, expandirmos o escritório e sempre buscarmos mais excelência no todo da profissão." — Paula Rillo Moreira
...
...
Estrutura e alcance
A chegada de Mateus Rillo Moreira completa a segunda geração. Após uma atuação de 7 anos ininterruptos na advocacia trabalhista, a família recebe um legado de terras. Mateus é destacado para administrar o empreendimento agropecuário, onde aquire a vivência prática das questões do campo, conhecendo in loco a administração de empreendimentos agropecuários e todas as suas nuances.
Nesse meio tempo Ramão se encontra profissionalmente dedicado na crescente demanda do Direito do Agronegócio. Aprimora-se tecnicamente em especializações, cursando pós graduações em Direito e Processo Civil, Direito Agrário, Direito de Família e Sucessões, assim como, MBA em Holding e Planejamento sucessório.
Após o nascimento de Lorena, a quinta neta de Paulo e Ana, e cerca de 8 anos de empreendimento rural, Mateus retorna ao escritório com exclusividade.
A conjunção dessas experiências práticas e acadêmicas faz nascer o embrião do que hoje chamamos de "Rillo e Moreira Legado".
O Investimento sempre contínuo do Escritório em tecnologia, aliado à criação do Processo Eletrônico, passa a permitir atuação nacional, mantendo intactas as mesmas qualidades técnicas dos atendimentos presenciais.
...
...
Presente e futuro
Uma Equipe multidisciplinar de 6 advogados especializados e, ao todo, 9 profissionais. Garantem a continuidade do embrião de defesa dos mais necessitados plantado por Paulo e Ana Carmem no longínquo ano de 1983, através do "Rillo e Moreira Escudo" e a expansão promovida pela conexão com as experiência familiares e locais através do "Rillo e Moreira Legado" consolidam hoje uma atuação em todo o Rio Grande do Sul e em diversos estados brasileiros.
Temos muito orgulho de fomentarmos saudáveis relações profissionais com diversos colaboradores ao longos desses 40 anos, oportunizando colocação e aprendizado à estagiários e advogados aquecendo o meio jurídico local. Nuance intensificada nos últimos anos com o advento da Universidade de Direito da Unipampa de São Borja.
São duas gerações trabalhando ombro a ombro. Quatro décadas de história. Mais de 4 mil processos patrocinados. E um olhar firme de esperança em um futuro ainda mais promissor.
Tudo isso com valores éticos inabaláveis e uma única missão: produzir justiça com excelência, respeito e humanidade.
...
...
...